quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Da entrega (...)

''Escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém, provavelmente minha própria vida.''
(Clarice Lispector)

Confesso que a idéia de criar um blog é tão recente quanto ao momento em que escrevo, ou melhor dizendo, digito estas palavras.
A escrita é um dos principais instrumentos pelos quais se pode analisar a cultura de um determinado povo ou de uma sociedade. Rabiscar palavras é bem mais do que um simples ato que realizamos todos os dias, seja na assinatura de um documento, anotações de receitas ou qualquer atividade relacionada. Rabiscar palavras é fazer com que nossas idéias abstratas se tornem, de certa forma, concretas. É permitir que um simples pedaço de papel se transforme em apoio para pensamentos que outrora estavam desordenados e que agora se sustentam de forma lógica e clara. 
Penso que escrever, é também um meio de salvar vidas. Isto devido ao fato de colocar em prática nossas experiências cotidianas, onde registradas uma vez, tornam-se eternas no mundo das idéias. Gosto da expressão ''eternizar''; me remete a idéia de tornar completo, marcar presença, registrar história. Quantas foram as vezes que eternizamos a vida de alguém? Quais momentos eternizamos em nossa memória? Quais pessoas juramos um dia eternizar junto de nós e que por algum motivo banal se afastaram? Tais questionamentos não podem ser respondidos de forma fácil, tampouco objetiva.
Viver bem, estar bem com si próprio e com os outros, compartilhar experiências (...)  são fatos inerentes a qualquer ser humano, basta aceitá-los e fazer com que aconteçam no decorrer dos dias.
As Janelas estão Abertas. Permitir ou não que elas permaneçam assim, é uma decisão pessoal. Devemos saber equilibrar esta situação, pois durante o dia o sol pode entrar através delas, mas quando chega a noite o frio toma o seu lugar. Mas isto não quer dizer também que não possamos contemplar a paisagem noturna. A maior preocupação está em não deixar que nossas janelas interiores se fechem, para que estejamos sempre abertos a novos tempos tranformadores do viver.
Este é o primeiro post do blog Janelas Abertas. De início o desejo é que suas palavras, caro leitor, não se percam pelo vento. Que estejam soltas sim, mas seguras em seu pensamento. Não tenhamos medo de abrir as janelas, pois através delas também podemos contemplar o que há de novo e surpreendente na realidade! 
 
 
 
                                                            Foto de Domingos Tótora







7 comentários:

  1. Lucas, adorei seu blog, está parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Lucas,parabéns pelo blog cara,ficou top...

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, Lucas!
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Lucas, adorei seu blog!
    Parabéns, continue assim...o mundo precisa de pessoas inteligentes!
    Abraços perfumados
    Regina

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a todos que estão seguindo meu blog. Regina, creio que somos convidados a sermos anunciadores de uma boa nova. Boa nova capaz de modificar a vida das pessoas que estão presentes em nosso dia a dia através de palavras e ações. Dar um sentido próprio e realmente significativo de nossa existência! Abraços ..

    ResponderExcluir